10 de dez. de 2008

Curiosidades do panetone...

Já que Ana ficou tão maravilhada na lata e na imagem de um lindo panetone de 1kg a sua frente nessa hora do almoço, e não postou a história do panetone. Coloco eu, que faço panetones pra vender sabe ( olha o jabá) e tive que pesquisar muitas receitas e muitos contos sobre o pão de frutas.


Uma lenda antiga diz que o panetone foi criado por um padeiro chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas . Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pan di toni" ou seja o pão do toni que atualmente é chamado de panetone .


E tantas outras lendas toda envolvendo padeiros , filhas de donos de padaria...


Outra versão para a origem do panetone data da época medieval, quando o pão cotidiano era de péssima qualidade e, para melhorar em dia festivos, era incrementado de ovos, especiarias, frutas e vinho. Assim, o pão ficava "grande" (dizem que panetone significa pão grande) e, com o tempo, foi se tornando símbolo de dias de alegria.


Mas ninguém sabe dizer como surgeiu o segredo do panetone.


Porque não é um pão comum, não apenas pela adição de frutas a massa. Mas toda a sua fermentação e leveza.


Confesso que já errei muita massa, mas foi minha prima de origem ucraniana que me ensinou a melhor receita. Porém, sabe como é, receita de família, guardada a 4 chaves.




Esse eu que fiz...

A mesa abaixo é de uma feira que participei fim de semana passado.




Já fiz o meu jabá.. encomendas: natal@nossacozinha.com

Bjs Cris

Um comentário:

Anônimo disse...

Pode por no sedex. o sabor eu conheço, vc é boa nisto!!! Parabéns está tudo muito lindo!!! Edila