7 de dez de 2009

Vinhos para o Natal!!!

Vocês Lembram que em julho nós fizemos alguns wokrshops na Casa Cor.
Um deles foi sobre Espumantes com a sommelière Fernanda Vianna , uma pessoa super querida que transmite o que sabe sobre vinhos ( o que não é pouco) com muita clareza num clima super descontraído.
Segue abaixo mais informações sobre Fernanda e suas dicas de vinho como presente de Natal!!!



Fernanda Vianna por Fernanda Vianna

Economista, sommelière e "gourmet".
Minha experiência:
Comecei atuando na área comercial de diversas importadoras pioneiras, por mais de dez anos representando produtos alimentícios importados junto aos restaurantes e varejo especializado.
Após a formação técnica na Associação Brasileira de Sommeliers trabalhei diretamente com Manoel Beato na inauguração do Hotel Fasano São Paulo. Viajei para as seguintes regiões vinícolas: Alemanha (Rio Reno), Espanha (Priorato, Penedes,Rioja), França (Loire, Languedoc Roussilon, Provence e Rhône), Itália (Toscana e Lácio), Chile (Rapel, Casablanca, Aconcagua) e Argentina (Mendoza).
Alguns clientes de projetos ligando a gastronomia e os vinhos:
Pousada Maravilha (Fernando de Noronha), Belini Pães e Gastronomia (Brasília), Hotel Fasano (São Paulo), Rede George V (São Paulo), Pousada Estrela d´Água (Trancoso), Rede Accor – Mercure Rio Vermelho (Salvador), Josephine, La Marie, Vermont, MeGusta Café, Memphis,
Algumas palestras temáticas e degustações orientadas em eventos aberto ao público:
Lojas Camicado, Casa Cor, Espaço Gourmet Brastemp, Espaço Veja São Paulo (Campos de Jordão), degustação de cervejas especiais Cervejaria Devassa, Cervejaria Baden-Baden.


O seu chefe é um colecionador de vinhos? O seu sogro é um apaixonado pela região do Vale dos Vinhedos? Será que seu melhor amigo não vai adorar a idéia de abrir um vinho safrado e altamente pontuado no próximo jantar? A sua mãe é uma nova enófila? Neste Natal, presenteie com uma garrafa de vinhos que combine com a personalidade de cada um e tenha certeza que será inesquecível.
PRESENTEIE COM VINHOS NESTE NATAL!!
É nessa época do ano que se elabora a famosa lista de pessoas para agradecer e celebrar o Natal, a data religiosa mais importante do calendário cristão.
Além de estar presente em várias passagens da Bíblia, o vinho é ingrediente obrigatório na ceia de Natal, e bebida fundamental na passagem de ano.
Presentear com vinhos é a solução para agradar até a pessoa mais difícil na sua lista de presentes. O importante é considerar a situação, o estilo do presenteado e seu orçamento escolhendo uma garrafa que seja do gosto da pessoa presenteada.
Para um apaixonado por vinhos, escolha um rótulo premiado de uma safra recente, para envelhecer em sua adega, do tipo Reserva Cabernet Sauvignon. O vinho ficará na adega e após alguns anos estará perfeito para ser apreciado.
Já para o enófilo ou apreciador que não tem paciência e não espera para abrir seu presente, um vinho varietal elaborado com uvas raras e autóctones, por exemplo: Pinotage, Bonarda, Carignan, Nero d´Avola, Aglianico. Outra sugestão é um vinho que seja engarrafado apenas em safras especiais: um champagne ou vinho do Porto.
Se na sua lista tiver um iniciante no mundo do vinho, selecione uma variedade de estilos de vinhos. Você vai proporcionar uma degustação completa por todos os estilos de vinhos. Com orçamento curto a opção é uma seleção de meia-garrafa, 375ml, um espumante, um branco, um rosé, um tinto e um de sobremesa.
Para um(a) grande amigo(a) o vinho a ser selecionado vai depender do estilo e da ocasião para dividi-lo. Um champagne para servir na próxima festa ou reunião, um pontuado vinho tinto ou um vinho fortificado para degustar meditando, lendo um livro ou escutando música.
Para seu chefe mostre que você pesquisou e selecionou um tema: vinhos do MERCOSUL, um Malbec argentino, um Carménère chileno e/ou um Tannat uruguaio. Pode ser uma seleção em garrafas de 750ml ou também de forma simpática em meia garrafa de 375ml. Outra opção é um vinho tinto brasileiro de produção reduzida e com garrafas numeradas.
Agora, se na sua lista existe um apaixonado por cervejas inove com a inspiração no mundo do vinho. Escolha uma cerveja elaborada com segunda fermentação na garrafa, são rolhadas, com cápsula ou gaiola para impedir que a pressão expulse a rolha como um espumante tradicional. No Brasil já existem cervejas desse estilo que devem ser necessariamente servidas em taças de espumante. Se o orçamento permitir experimente as tradicionais lambics belgas frutadas, é uma opção deliciosa que combina com sobremesas que tenham frutas vermelhas e cerejas.


Contato:
Fernanda Vianna
³Enogastronomia
55 11 3079-7333
55 11 9910-5973


1. Enófilo(a): estudioso do vinho, a pessoa que lê, estuda e degusta vinhos com atenção
2. Uva original de uma região.
3. Enogastronomia é a arte da coordenação entre cozinha e adega. Em resumo: Cada prato com seu vinho


Uma dica minha: ela vende um moscatel maravilhoso!!!!
Cris Lozeski

Nenhum comentário: